Guerras pessoais:
Se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Não diga para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares.
Seja objetivo:
Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.
Endereçamento:
Enderece corretamente sua mensagem. Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply to: da mensagem recebida. Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem.
Divida informações:
Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas. Não seja egoista com companheiros de listas e interlocutores na Internet. Divida suas informações e nuca negue ajuda, quando estiver ao seu alcance. Lembre-se que um dia você poderá esta na mesma situação. Ao informar sobre um bom programa nunca deixe de mensionar onde as pessoas poderão adquirí-lo.
Copyright:
Respeite direitos autorais (copyright). Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem.
Shareware:
Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware. Se gostar realmente de um shareware, não se furte em registrá-lo, sob penas de seu autor ficar sem condições de atualizá-lo. Nunca deixe de registrar programas de uso comercial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário