RESUMO:
TEXTO: FORMAÇÃO DO COMHECIMENTO COLETIVO: O PAPEL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE WEB ARTE E COPYLEFT.
No primeiro contexto o autor coloca a necessidade de repensar o papel e os instrumentos da educação, o que se pretende dessa nova geração que, hoje, está nos bancos escolares.
Nunca se produziu tanto conhecimento e, comparativamente, se conheceu tão pouco frente a sua totalidade. Todo esse desenvolvimento sugere mudanças que nossas escolas ainda não estão preparadas, principalmente na questão financeira e dos profissionais.
Sabemos porém, que o grande avanço na educação mediada por computador, principalmente através da internet, vem atender os cursos de extenção voltada para as necessidades do mercado de trabalho o qual hoje é todo informatizado e o uso da tecnologia digital é indispensável.
Hoje é grande a demanda de cursos a distância, onde o aluno encontra o material necessário para realizar suas atividades e avaliações permitindo que a educação informal tenha um constante crescimento. E a pergunta que nos remete é: qual o papel do professor nesse novo estágio da educação?
A preparação de sua aula terá de ser muitas vezes, acompanhada de material didático multimídia, e disponibilizado num programa de autoria; o acompanhamento do aluno transforma-se num informal bate-papo num chat.
Segundo o autor o professor só poderá responder a esses desafios se tiver desenvoltura no uso de instrumentos de informática, leitura e confecção de textos hipermediáticos, na abordagem de temas interdisciplinares e, portanto, se reivindicar meios de dispor de tempo regular para sua formação continuada.
Frente a todo esse contesto à escola tem em mãos um grande desafio para acompanhar toda essa tecnologia, cabe a ela buscar meios para discernir o seu papel enquanto pólo de referência de formação, organização e disseminação do conhecimento.
Cabe à escola e nós professores buscar meios para se adquar a essas mudanças.
Aluna: Roseli Gaio De Bortoli

Nenhum comentário:
Postar um comentário