Guerras pessoais:
Se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Não diga para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares.
Seja objetivo:
Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.
Endereçamento:
Enderece corretamente sua mensagem. Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply to: da mensagem recebida. Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem.
Divida informações:
Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas. Não seja egoista com companheiros de listas e interlocutores na Internet. Divida suas informações e nuca negue ajuda, quando estiver ao seu alcance. Lembre-se que um dia você poderá esta na mesma situação. Ao informar sobre um bom programa nunca deixe de mensionar onde as pessoas poderão adquirí-lo.
Copyright:
Respeite direitos autorais (copyright). Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem.
Shareware:
Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware. Se gostar realmente de um shareware, não se furte em registrá-lo, sob penas de seu autor ficar sem condições de atualizá-lo. Nunca deixe de registrar programas de uso comercial.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
FORMAÇÃO DO COMHECIMENTO COLETIVO: O PAPEL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE WEB ARTE E COPYLEFT.
RESUMO:
TEXTO: FORMAÇÃO DO COMHECIMENTO COLETIVO: O PAPEL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE WEB ARTE E COPYLEFT.
No primeiro contexto o autor coloca a necessidade de repensar o papel e os instrumentos da educação, o que se pretende dessa nova geração que, hoje, está nos bancos escolares.
Nunca se produziu tanto conhecimento e, comparativamente, se conheceu tão pouco frente a sua totalidade. Todo esse desenvolvimento sugere mudanças que nossas escolas ainda não estão preparadas, principalmente na questão financeira e dos profissionais.
Sabemos porém, que o grande avanço na educação mediada por computador, principalmente através da internet, vem atender os cursos de extenção voltada para as necessidades do mercado de trabalho o qual hoje é todo informatizado e o uso da tecnologia digital é indispensável.
Hoje é grande a demanda de cursos a distância, onde o aluno encontra o material necessário para realizar suas atividades e avaliações permitindo que a educação informal tenha um constante crescimento. E a pergunta que nos remete é: qual o papel do professor nesse novo estágio da educação?
A preparação de sua aula terá de ser muitas vezes, acompanhada de material didático multimídia, e disponibilizado num programa de autoria; o acompanhamento do aluno transforma-se num informal bate-papo num chat.
Segundo o autor o professor só poderá responder a esses desafios se tiver desenvoltura no uso de instrumentos de informática, leitura e confecção de textos hipermediáticos, na abordagem de temas interdisciplinares e, portanto, se reivindicar meios de dispor de tempo regular para sua formação continuada.
Frente a todo esse contesto à escola tem em mãos um grande desafio para acompanhar toda essa tecnologia, cabe a ela buscar meios para discernir o seu papel enquanto pólo de referência de formação, organização e disseminação do conhecimento.
Cabe à escola e nós professores buscar meios para se adquar a essas mudanças.
Aluna: Roseli Gaio De Bortoli
EDUCAÇÃO SOCIAL-ESCOLAR HUMANISTA E INOVADORA.
TRABALHO Nº 1.
TEXTO ESCOLHIDO: EDUCAÇÃO SOCIAL-ESCOLAR HUMANISTA E INOVADORA.
As mudanças rápidas que vivemos nos dias atuais, nos leva a uma constante preocupação quanto ao preparo dos nossos alunos; afinal nossas escolas estão longe de acompanhar todo esse avanço tecnológico.
Nossos alunos não recebem na escola o preparo necessário para enfrentar o mercado competidor e complexo do nosso dia-a-dia.
Portanto nossas escolas precisam ser repensadas, restruturadas, propor ações educativas mais abrangentes, e para isso é necessário um envolvimento do poder público e comunidade, para que as mudanças possam ocorrer.
É necessário que as escolas proporcionem aos alunos, acesso as tecnologias e profissionais capacitados para trabalhar com eles;
Os profissionais devem ser mais valorizados financeiramente, para que não precissem trabalhar tantas horas-aulas em sala de aula dispondo assim de tempo para se atualizar e preparar melhor suas aulas para que as mesmas sejam mais criativas, interessantes dispertando interesse dos alunos.
Mudanças na educação é uma necessidade que a muito tempo se busca, mas pouco está se fazendo para consegui-las; o que se ouve são belos discursos que nunca se concretizam; e todos sabem que mudar este país implica em melhorar e muito nossa educação.
Aluna: Roseli Gaio De Bortoli
Assinar:
Comentários (Atom)
